Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Ensino na Escola Nacional de Belas Artes – o Prêmio de Viagem à Europa e os alunos da antiga Academia

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/2357-9854.78893

ISSN

2596-3198

Autores

Camila Dazzi,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Após a transformação da Academia das Belas Artes em Escola, com a Reforma de 1890, um novo regulamento foi criado para o concurso de Prêmio de Viagem à Europa. O novo regulamento colocou em prática várias melhorias que vinham sendo requeridas pelo meio artístico ao longo das décadas passadas. Seus formuladores redigiram um documento em plena sintonia com o moderno sistema de ensino de arte adotado pela Escola, sem se esquecerem, no entanto, dos alunos que estavam em processo de formação na antiga Academia, tida como retrógada, quando ocorreu a Reforma de 1890. Embora a formação desses alunos — dentre os quais nomes de destaque, como o de Eliseu Visconti — fosse considerada deficitária, somente eles estavam aptos a concorrer ao Prêmio de Viagem nos primeiros anos de funcionamento da Escola. O texto analisa a relação entre o sistema de ensino adotado pela Escola, o lugar dos alunos da antiga Academia nessa nova estrutura e o regulamento de Prêmio de Viagem à Europa.

Referência(s)