Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Prevalência de cárie associada à influência da propaganda nos hábitos alimentares de escolares

2016; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26843/ro_unicid.v28i2.217

ISSN

1983-5183

Autores

Regina De Nazaré Marreiros Tavares, Ana Lúcia Teixeira, Lizete Lopes Da Costa, Lisiana Carla Tenório Amorim, Lilian Coranni Macaferri Licatti, Luciane Zanin, Flávia Martão Flório, Arlete Maria Gomes Oliveira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a influência das propagandas da TV nos hábitos alimentares de escolares de 12 anos e associação com a prevalência de cárie. Estudo epidemiológico observacional transversal em 294 estudantes utilizou Índice CPO e Questionário estruturado. Os resultados mostraram que quem assistia SBT e TV das 9 às 12 horas tinha 1,73 vezes e 1,66 vezes mais chance de ter cárie. A correlação foi positiva para o tempo de exposição à TV e prevalência de cárie (p=0,02). Concluiu-se que o tempo de exposição à TV pode influenciar hábitos alimentares em crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento da cárie dental.

Referência(s)