
Prevalência de cárie associada à influência da propaganda nos hábitos alimentares de escolares
2016; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26843/ro_unicid.v28i2.217
ISSN1983-5183
AutoresRegina De Nazaré Marreiros Tavares, Ana Lúcia Teixeira, Lizete Lopes Da Costa, Lisiana Carla Tenório Amorim, Lilian Coranni Macaferri Licatti, Luciane Zanin, Flávia Martão Flório, Arlete Maria Gomes Oliveira,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO objetivo do estudo foi avaliar a influência das propagandas da TV nos hábitos alimentares de escolares de 12 anos e associação com a prevalência de cárie. Estudo epidemiológico observacional transversal em 294 estudantes utilizou Índice CPO e Questionário estruturado. Os resultados mostraram que quem assistia SBT e TV das 9 às 12 horas tinha 1,73 vezes e 1,66 vezes mais chance de ter cárie. A correlação foi positiva para o tempo de exposição à TV e prevalência de cárie (p=0,02). Concluiu-se que o tempo de exposição à TV pode influenciar hábitos alimentares em crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento da cárie dental.
Referência(s)