Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Eleições 2016 nas fanpages dos jornais regionais: o Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v0i0.1056

ISSN

2238-2577

Autores

Michele Goulart Massuchin,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

Este artigo discute como as redes sociais digitais contribuem com o debate político-eleitoral. A pesquisa envolve duas vertentes teóricas, sendo uma relacionada à centralidade da cobertura eleitoral e a outra tratando das redes sociais como um espaço de distribuição e circulação de conteúdos jornalísticos. A partir disso, analisa-se o conteúdo publicado nas páginas do Facebook de nove jornais do Nordeste - O Estado do maranhão (MA), Meio Norte (PI), O Povo (CE), Tribuna do Norte (RN), A Tarde (BA), Jornal da Paraíba (PB), Diário de Pernambuco (PE), Gazeta de Alagoas (AL) e Jornal da Cidade (SE) – durante o período eleitoral de 2016. Com este recorte, o objetivo é identificar a visibilidade dada ao tema político-eleitoral, aos candidatos e aos subtemas de campanha. No total, foram categorizadas 9.993 postagens.

Referência(s)
Altmetric
PlumX