
INOVAÇÃO INSTITUCIONAL E OPINIÃO PÚBLICA UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM PÚBLICA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS (INSTITUTIONAL INNOVATION AND PUBLIC OPINION A STUDY ON THE PUBLIC IMAGE OF THE LEGISLATIVE ASSEMBLY OF MINAS GERAIS)
2016; Volume: 9; Issue: 19 Linguagem: Português
10.51206/e-legis.v9i19.286
ISSN2175-0688
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoNo presente trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa acerca dos efeitos das inovações institucionais promovidas na década de 1990 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre a opinião pública mineira. O que os dados revelam é que pouco mudou na opinião do grande público mineiro em relação a sua percepção da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A visibilidade restrita da instituição nos meios de comunicação, o desinteresse da população mineira por política e a desconfiança generalizada em relação às instituições políticas explicam, em grande medida, essa situação. As mudanças que ocorrem são localizadas em públicos específicos, em especial aquele que teve contato direto com a instituição. O artigo conclui que, apesar de já terem passado duas décadas, o impacto das inovações institucionais sobre a opinião pública ainda não pode ser devidamente avaliado, pois ele depende de um processo de “longa duração” que envolve: 1) a transmissão, por meio de uma complexa rede de fluxos informacionais, e a consolidação de atitudes políticas; 2) e a progressiva ampliação dos segmentos sociais que estabelecem contato direto com a instituição.
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