Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DESCOBRINDO PI: DUAS ATIVIDADES BASEADAS NOS TRABALHOS DE ARQUIMEDES

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português

10.30938/bocehm.v4i12.22

ISSN

2447-8504

Autores

Lucieli M. Trivizoli,

Tópico(s)

Mathematics and Applications

Resumo

Neste artigo, oferecemos algumas sugestões para atividades a partir das ideias desenvolvidas por Arquimedes (287–212 a.C.), atividades com raízes na história da Matemática que podem proporcionar uma ligação entre a Matemática de hoje com problemas e matemáticos do passado. Essas atividades envolvem informações sobre Arquimedes e o cálculo do valor aproximado de π estão baseadas nas propostas indicadas por Jim Ebert et al., no livro Historical modules for the teaching and learning of mathematics, organizado por Victor J. Katz e Karen Dee Michalowicz (2004). A importância dessas atividades não é de possibilitar o cálculo aproximado de π em si, é de, por meio desse cálculo, possibilitar discussões acerca da importância histórica de Arquimedes, da importância do reconhecimento de certos padrões, das relações que se pode fazer com geometria e trigonometria, entre outras.

Referência(s)