Artigo Produção Nacional

CARLO GINZBURG: O CONCEITO DE CIRCULARIDADE CULTURAL E SUA APLICAÇÃO NOS ESTUDOS SOBRE A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.

2018; Volume: 22; Issue: 43 Linguagem: Português

10.15202/19811896.2017v22n43p72

ISSN

1981-1896

Autores

Leonardo Santana da Silva,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Esta comunicação oral tem como objetivo principal realizar uma abordagem filosófica, em que perpasse transversalmente entre si, aspectos antropológicos, históricos e socioculturais, no que diz respeito ao conceito de circularidade cultural proposto pelo historiador italiano Carlo Ginzburg – conhecido como um dos pioneiros no estudo da micro-história – e sua aplicabilidade no campo reflexivo sobre o processo de desenvolvimento da música popular brasileira. Neste caso, aqui tratado especificamente, nós ateremos a um dos gêneros musicais de nossa música popular – o choro – sem negarmos a existência desta discussão em outros gêneros musicais aqui ou alhures. Assim sendo, partiremos de três máximas que fundamentam a nossa discussão, quais sejam: o próprio conceito de circularidade cultural; o diálogo deste referido conceito com as categorias filosóficas do pensamento bakhtiniano e, por fim, a noção de um hibridismo cultural do ponto de vista teórico-metodológico e historiográfico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX