The Reception of epistemic world of Antiquity in Renaissance historiography (humanist performance): collectaneas and loci communes
2010; Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Volume: 23; Issue: 1/2 Linguagem: Português
10.14195/2176-6436_23_7
ISSN2176-6436
Autores Tópico(s)Education, Literature, Philosophy Research
ResumoO Renascimento revaloriza os pressupostos da Antiguidade, num processo de imitatio em que recupera códigos e actualiza matrizes estético-literárias. O Humanismo quinhentista exibiu o seu máximo fulgor nas aspirações morais, problematizações filosóficas, aliadas a um laborioso e escrupuloso trabalho filológico de tradução e análise dos clássicos. Os humanistas, apercebendo-se do potencial desta uox universalis ao serviço da performance pedagógica, imprimem uma nova concepção historiográfica, central na Ratio Studiorum e na difusão das litteris humaniores. Proliferam por toda a Europa colectâneas, um género fértil não só pelo seu carácter enciclopédico, pois organiza e compagina o legado clássico em loci communes, mas também porque giza a educação integral do indivíduo. Refinando a nossa análise, devemos ainda reconhecer que na historiografia renascentista tece-se uma (inter)dependência entre retórica e a dialéctica, que se consubstancia e funde na res et uerba, o programa do humanismo filológico.
Referência(s)