Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook

2018; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1809-4783.2018v28n1.22063

ISSN

1809-4783

Autores

Ronaldo Ferreira de Araújo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Discorre sobre o marketing científico digital para aumento do alcance e impacto de periódicos e as métricas de mídias sociais como forma de avaliação desse tipo de marketing. Analisa a presença e a performance de 67 periódicos brasileiros no Facebook e descreve seus indicadores-chave de desempenho no uso do software de monitoramento e análise de mídias sociais, Fanpage Karma. A visibilidade total atingida verificada foi 82.123 fãs, dando uma média de 1.226 seguidores. A influência, considerada pela taxa de crescimento do número de seguidores indicou média apenas 0,44%. Embora tenha sido identificado uma média de 271,7 interações por revista, o índice de engajamento não foi positivo para 67,1% dos periódicos. Quanto à reputação, indicador-chave de desempenho de performance das páginas, a maioria delas as revistas não atingiu 50% do potenciale precisa ser aprimorado. Considera-se que mídias sociais como o Facebook auxiliam na atuação relacional e podem promover o aumento da exposição das revistas de forma mais interativa e mais engajada

Referência(s)
Altmetric
PlumX