Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Projeto escolas na Universidade Estadual de Maringá: criação de um ambiente de experimentação e exploração em ciências

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 28 Linguagem: Português

10.5007/1807-0221.2018v15n28p193

ISSN

1807-0221

Autores

Gabriel da Cruz Dias, Cleiton Feitosa do Nascimento, José Cândido de Souza Filho, Camila Muniz de Oliveira, Néryla Vayne Justino Alves,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A identificação de fenômenos através de experimentações e observações tem sido fato determinante ao longo da história para o desenvolvimento do conhecimento científico. Teorias foram elaboradas por meio de testes experimentais e a compreensão destas fundamentam nossos caminhos e oferecem indicativos de nossa evolução. Porém nos últimos anos tem se tornado um desafio despertar o interesse de nossos jovens pelo conteúdo científico que fundamentam a base do conhecimento em ciências. Neste projeto de extensão universitária, alunos graduandos do campus Regional da UEM de Goioerê-PR confeccionam, demonstram e realizam explicações prévias de experimentos de baixo custo juntamente com equipamentos do laboratório de física para alunos e professores do ensino médio e fundamental. Essas intervenções visam aproximar a universidade da comunidade escolar e criar um espaço onde os fenômenos antes trabalhado apenas em sala de aula é apresentada de forma diferente do cotidiano escolar.E

Referência(s)