
Projeto escolas na Universidade Estadual de Maringá: criação de um ambiente de experimentação e exploração em ciências
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 28 Linguagem: Português
10.5007/1807-0221.2018v15n28p193
ISSN1807-0221
AutoresGabriel da Cruz Dias, Cleiton Feitosa do Nascimento, José Cândido de Souza Filho, Camila Muniz de Oliveira, Néryla Vayne Justino Alves,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA identificação de fenômenos através de experimentações e observações tem sido fato determinante ao longo da história para o desenvolvimento do conhecimento científico. Teorias foram elaboradas por meio de testes experimentais e a compreensão destas fundamentam nossos caminhos e oferecem indicativos de nossa evolução. Porém nos últimos anos tem se tornado um desafio despertar o interesse de nossos jovens pelo conteúdo científico que fundamentam a base do conhecimento em ciências. Neste projeto de extensão universitária, alunos graduandos do campus Regional da UEM de Goioerê-PR confeccionam, demonstram e realizam explicações prévias de experimentos de baixo custo juntamente com equipamentos do laboratório de física para alunos e professores do ensino médio e fundamental. Essas intervenções visam aproximar a universidade da comunidade escolar e criar um espaço onde os fenômenos antes trabalhado apenas em sala de aula é apresentada de forma diferente do cotidiano escolar.E
Referência(s)