Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Caminhando entre a [E]educação [I]indígena, a [E]educação [M]matemática e a [E]etnomatemática

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/zet.v26i1.8650820

ISSN

2176-1744

Autores

Jorge Isidro Orjuela-Bernal, Roger Miarka,

Tópico(s)

Educational methodologies and cognitive development

Resumo

A intenção deste texto se constitui na narração de uma parte dos processos educativos promovidos por alguns povos indígenas colombianos. Toma-se em conta a participação em dois destes processos (Cauca e Guainía) objetivando estabelecer diálogos que transitam entre o contexto sociopolítico das comunidades indígenas e as formas em que a Educação Indígena, a Educação Matemática e a Etnomatemática, vistas como áreas de conhecimento ou áreas formais de educação, e a educação indígena, a educação matemática a etnomatemática, tomadas como movimentos, operam dentro destes processos. Caminhar entre que compreende parte de um exercício cartográfico decorrente do projeto de mestrado intitulado Tensões entre a cosmovisão de estudantes indígenas vinculados a cursos de graduação na universidade e o pensamento acadêmico no Ensino Superior que tem recebido apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referência(s)