
Uma compreensão teórica sobre o texto pedagógico do planejamento de modelagem matemática
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Inglês
10.14244/198271992357
ISSN1982-7199
AutoresLílian Aragão da Silva, Andréia María Pereira de Oliveira,
Tópico(s)Educational Theory and Curriculum Studies
ResumoAbstract In this paper, we present a theoretical understanding of the text on the planning of the mathematical modeling environment in the light of Basil Bernstein’s sociological theory. For such, a cross-sectional analysis of the results of three studies by the authors that depict this text in different fields was performed. In the first study, we analyze the constitution of the pedagogical text of the planning of the modeling environment by three teachers of basic education in a continuing training course on mathematical modeling. In the second and third studies, we analyzed the operation of the pedagogical text of the planning of the modeling environment in the classrooms of the three teachers participating in the course. The analysis of the data suggests that the constitution of the pedagogical text of the planning was marked by transformations that produced a proper meaning to the text, and the operationalization was manifested by transformations and resistance to them, which triggered more approximations than distances to the constituted text. The results of these studies point out how the pedagogical text of the planning of the modeling environment was constituted in the field of pedagogical recontextualization and operationalized in the field of reproduction. Thus, we retake such results and sketch that the recontextualization of this text from one field to another has generated theoretical understandings and implications for the school pedagogical practice in the field of mathematical modeling and for teacher training courses. Keywords : Pedagogical text; Planning; Mathematical modeling; Regulation. Resumo Neste artigo apresentamos uma compreensao teorica sobre o texto do planejamento do ambiente de modelagem matematica a luz da teoria sociologica de Basil Bernstein. Para isso, foi realizada uma analise transversal dos resultados de tres estudos das autoras que retratam esse texto em campos diferentes. No primeiro estudo, analisamos a constituicao do texto pedagogico do planejamento do ambiente de modelagem por tres professores da educacao basica em um curso de formacao continuada sobre modelagem matematica. No segundo e terceiro estudos analisamos a operacionalizacao do texto pedagogico do planejamento do ambiente de modelagem nas salas de aula dos tres professores participantes do curso. A analise dos dados sugere que a constituicao do texto pedagogico do planejamento foi marcada por transformacoes que produziram um sentido proprio ao texto, e a operacionalizacao foi manifestada por transformacoes e resistencia a elas, as quais desencadearam mais aproximacoes que distanciamentos ao texto constituido. Os resultados desses estudos apontam como o texto pedagogico do planejamento do ambiente de modelagem foi constituido no campo de recontextualizacao pedagogica e operacionalizado no campo de reproducao. Assim, retomamos tais resultados e esbocamos que a recontextualizacao deste texto de um campo para outro gerou compreensoes teoricas e implicacoes para a pratica pedagogica escolar no âmbito da modelagem matematica e para os cursos de formacao de professores. Palavras-chave : Texto pedagogico; Planejamento; Modelagem matematica; Regulacao. References AINLEY, J.; LUNTLEY, M. The role of attention in expert classroom practice. Journal of Mathematics Teacher E ducation , New York, v.10, n. 1, p. 3-22, 2007. BARBOSA, J. C. Integrando Modelagem Matematica nas praticas pedagogicas. Educacao Matematica em Revista , Sao Paulo, v. 14, n. 26, p. 17-25, mar. 2009. BARBOSA, J. C. Designing written tasks in the pedagogic recontextualising field: proposing a theoretical model. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MATHEMATICS EDUCATION AND SOCIETY, 7., 2013, Cape Town. Proceedings... Cape Town: University of Cape Town, 2013. v. 1. p. 213-222. BERNSTEIN, B. Class, Codes and Control, volume IV : the structuring of pedagogic discourse . London: Routledge, 1990. 235 p. BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identify : theory, research, critique . Lanham: Rowman & Littlefield, 2000. 230 p. CLINGAN, J. An understanding of textual/theoretical research . Prescott: Prescott College. Manuscript. 2008. FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C. Tornando-se professor de matematica: o caso de Allan em pratica de ensino e estagio supervisionado. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formacao de Professores de Matematica : explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 121-156. LUNA, A. V. A. A modelagem matematica na formacao continuada e a recontextualizacao pedagogica desse ambiente em salas de aula . 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e Historia das Ciencias) – Programa de Pos-Graduacao em Ensino, Filosofia e Historia das Ciencias, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012. NACARATO; A. M.; PAIVA, M. A. V. A formacao do professor que ensina matematica: estudos e perspectivas a partir das investigacoes realizadas pelos pesquisadores do GT 7 da SBEM. In: NACARATO; A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formacao do professor que ensina matematica : perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autentica, 2006. p. 7-26. PRADO, A. S.; SILVA, L. A.; SANTANA, T. S. Uma analise bernsteiniana de tarefas de modelagem do caso 1. In: CONFERENCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM MATEMATICA, 8., 2013, Santa Maria. Anais... Rio Grande do Sul: SBEM, 2013. p. 1-12. 1 CD-ROM. RIBEIRO, R. M. O papel da reflexao sobre a pratica no contexto da formacao continuada de professores de matematica. 2005. 127f. Dissertacao (Mestrado em Educacao Matematica) – Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica, Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo, Sao Paulo, 2005. SILVA, E. F. Aula de Matematica I: o dito, o planejado e o vivido. In: REUNIAO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais... Pernambuco: ANPED, 2012. p. 1-16. 1 CD-ROM. SILVA, L. A. Uma analise do texto pedagogico do planejamento do ambiente de modelagem matematica com a lente teorica de Basil Bernstein . 2013. 167 f. Dissertacao (Mestrado em Ensino, Filosofia e Historia das Ciencias) – Programa de Pos-Graduacao em Ensino, Filosofia e Historia das Ciencias, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2013. SILVA, M. P. G. Materiais curriculares e praticas pedagogicas no 1o ciclo do ensino basico : estudo de processos de recontextualizacao e suas implicacoes na aprendizagem cientifica. 2009. 617f. Tese (Doutorado em Educacao) – Instituto de Educacao, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009. SILVA, L. A.; OLIVEIRA, A. M. P. A transformacao do texto pedagogico do planejamento do ambiente de modelagem matematica na pratica pedagogica escolar. Perspectivas da Educacao Matematica , Campo Grande, v. 7, n. 14, p. 317-336, 2014. SILVA, L. A.; OLIVEIRA, A. M. P. Quando a escolha do tema em atividades de modelagem matematica provem do professor: o que esta em jogo? Revista Acta Scientiae , Canoas, v. 17, p. 40-56, 2015. SILVA, L. A; OLIVEIRA, A. M. P. A resiste?ncia a? transformac?a?o do texto pedago?gico do planejamento do ambiente de modelagem matema?tica na pra?tica pedago?gica escolar. Union ? Revista Iberoamericana de Educacion Matematica, La Laguna, v. 45, p. 96-116, 2016. VASCONCELLOS, C. S. Planejamento : projeto de ensino-aprendizagem e projeto politico pedagogico. Sao Paulo: Libertad, 2010. 205 p.
Referência(s)