Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza

2018; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24933/horizontes.v36i1.609

ISSN

2317-109X

Autores

Cristhiane Carneiro Cunha Flôr, Guilherme Trópia,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, nos perguntamos: que leituras possíveis podemos fazer desse documento em relação aos textos que lhe dão fundamento? Neste trabalho apropriamos das noções de intertextualidade, discurso autoritário e endereçamento discursivo para analisar o funcionamento discursivo de quatro extratos da BNCC: Apresentação, Introdução, A Etapa do Ensino Fundamental e A Área de Ciências da Natureza. Os resultados apontam para um discurso que silencia diferentes interlocutores do campo educativo e que ao mesmo tempo não dá subsídios para o leitor compreender as perspectivas educativas do ensino de ciências que circulam no documento.

Referência(s)