Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“G1 EM 1 MINUTO” E A NOVA LÓGICA DE APRESENTAÇÃO DAS NOTÍCIAS: da linguagem ao figurino

2018; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p650

ISSN

2447-4266

Autores

Lívia Cirne, Vitor Curvelo Fontes Belém, Agda Patrícia Pontes de Aquino,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a nova lógica de apresentação empreendida pelo boletim “G1 em 1 minuto”, uma edição jornalística da Rede Globo integrada ao portal de notícias da emissora, o G1, que foi lançada em 2015. Trata-se da observação de três aspectos mais gerais que, aparentemente, buscam não só a renovação do gênero jornalístico, mas também podem ser encarados como uma estratégia de aproximação com a audiência jovem. Sendo assim, as três perspectivas relatadas no texto são: rompimento de um “padrão jornalístico”, transformação na forma como o conteúdo se manifesta e o emprego do figurino juvenil.

Referência(s)