Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas

2018; Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz; Volume: 34; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/0102-311x00104217

ISSN

1678-4464

Autores

Antônio Paulo Gomes Chiari, Raquel Conceição Ferreira, Marco Akerman, João Henrique Lara do Amaral, Kecyanne Malheiros Machado, Maria Inês Barreiros Senna,

Tópico(s)

Global Public Health Policies and Epidemiology

Resumo

Este estudo avaliou a implementação e a execução do Programa Saúde na Escola (PSE) no Município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, os mecanismos que favorecem a ação intersetorial e a percepção dos gestores municipais sobre a intersetorialidade. Foi desenvolvido um estudo de caso por meio de pesquisa documental e da aplicação de um questionário eletrônico. A pesquisa documental analisou as portarias federais e municipais sobre o PSE publicadas no Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Município e notícias sobre o programa publicadas no Diário Oficial do Município. Um questionário semiestruturado online foi aplicado a trinta gestores municipais. Análise de conteúdo foi usada para os dados qualitativos da pesquisa documental e do questionário. Os dados quantitativos foram interpretados por análise descritiva realizada pelo programa Stata v. 13. Mecanismos integradores foram identificados nas normativas federais e municipais e no modelo singular de PSE adotado pelo município. Esses mecanismos são potencialmente promotores da articulação permanente entre a saúde e a educação. A pesquisa com os gestores demonstrou, no entanto, uma baixa utilização desses mecanismos e o predomínio da lógica setorial nessa instância do programa. Percebeu-se uma dificuldade na construção da intersetorialidade também no desenvolvimento das ações do PSE. As potencialidades da ação intersetorial identificadas nos textos oficiais e descritas nas notícias institucionais não reverberaram nas práticas dos gestores nem na atuação sobre os territórios.

Referência(s)