A especialização no telejornalismo sobre agronegócio: Um estudo das representações sobre o homem do campo na TV
2017; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-8000
AutoresVicente William da Silva Darde, Fernando Albino Leme,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoResumo Neste estudo, pretendemos compreender o papel do telejornalismo especializado em agronegocio na construcao das representacoes sobre a importância da producao agricola e pecuaria para o pais. Para isso, buscamos investigar os discursos que sao produzidos sobre o homem do campo na construcao da noticia em dois telejornais segmentados em agronegocio: Globo Rural, da Rede Globo, e Jornal Terraviva, do Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicacao. Palavras-chave : telejornalismo; jornalismo especializado; representacao; agronegocio, homem do campo. Resumen En este estudio queremos comprender el papel del periodismo especializado en la television para la construccion de las representaciones sobre la importancia de la produccion de agricultura y ganaderia para Brasil. Asi, investigamos los discursos producidos sobre el campesino en la construccion de noticias en dos telediarios de contenido segmentado para la agroindustria: Globo Rural, de la Rede Globo, y Jornal Terraviva, del Canal Terraviva, del Grupo Bandeirantes de Comunicacao. Palabras claves : Periodismo de television; Periodismo especializado; Representacion; Agroindustria; Campe- sino. Abstract In this study we intend to understand the role of agribusiness in the construction of the representations of the im- portance of agriculture and livestock for Brazil. Thus, we analyze the discourses regarding farmers in the construc- tion of news in two TV newscasts that focus on agribusiness: Globo Rural, broadcasted by Rede Globo, and Jornal Terraviva, broadcasted by Canal Terraviva, part of the Grupo Bandeirantes de Comunicacao. Keywords : Journalism; Segmented Journalism; Representation; Agribusiness; Farmer.
Referência(s)