
“ACABEM COM O TORMENTO DAS FESTAS DE DIA DAS MÃES DA ESCOLA, APROVEITEM E CANCELEM A DO DIA DOS PAIS TAMBÉM”: O OLHAR DAS PROFESSORAS SOBRE AS DATAS COMEMORATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
2018; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18616/rsp.v2i2.4245
ISSN2526-4559
AutoresAlessandra Grunow Vieira, Lucy Cristina Ostetto,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoA presente pesquisa tem como finalidade reflexionar a importância das comemorações das datas comemorativas em especial o dia dos Pais e o dia das Mães, com incidência especial aos conteúdos ensinados nas aulas de História, tendo como enfoque a concepção dos professores referente ao tema. A pesquisa foi de natureza básica e cunho qualitativo, para a coleta de dados foi aplicado um questionário com três professores que lecionam na Instituição de Ensino Bairro da Juventude, localizado no município de Criciúma/SC. Tendo como problema de pesquisa: Você trabalha as datas comemorativas em especial o dia das Mães e o dia dos Pais? Em conjunto com os objetivos específicos: Compreender como surgiram as comemorações das datas comemorativas. Verificar se as datas comemorativas estão inseridas no currículo de História (PCNS de História de 1997 e PCSC de 1998). Analisar se os professores abordam as datas comemorativas. Refletir sobre o papel das datas comemorativas para divulgar um modelo de família estereotipado. Os referenciais teóricos mais utilizados foram os: PCN´s (1997), PCSC (1998), BARBOSA E HORN (2008), OSTETTO (2000), ZAMBONI (2002), HOBSBAWM (2012), entre outros. Como resultado, percebe-se que é preciso repensar o ensino pautado nas datas comemorativas, sendo necessário reconhecer a magnitude do impacto destas comemorações na vida dos educandos.PALAVRAS CHAVE: Datas comemorativas. Dia dos Pais e dia das Mães. História. Professores.
Referência(s)