Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Em cartaz: o cinema brasileiro de autor na cartografia cultural mundial

2017; King's College London; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25160/v6.i1/d2

ISSN

2245-4373

Autores

Maria Angélica Amâncio,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este artigo parte da analise de tres filmes de diretores brasileiros contemporâneos: O som ao redor (2012), de Kleber Mendonca Filho, Terra estrangeira (1995), de Walter Salles e Daniella Thomas, e Gabriel e a Montanha (2017), de Fellipe Barbosa, para refletir sobre o movimento pelo espaco e sobre o espaco em movimento, no cinema brasileiro. O espaco, neste caso, e o Brasil, por vezes representado pelos brasileiros, enquanto personagens, cidadaos, cineastas. Nas obras selecionadas, o territorio nacional e ora percorrido, ora abandonado, mas sempre repensado, de maneira a provocar tambem uma releitura da potencialidade do cinema brasileiro contemporâneo no cenario mundial. Espera-se, nesse sentido, tambem refletir sobre a extrapolacao de territorios no sentido cinematografico, ou seja: acredita-se que, abandonando certos cliches e ousando na forma de suas obras, os cineastas em questao realizam uma poderosa difusao da producao cultura brasileira, levando o pais para o interior de outros continentes, ao filmar em outros locais ou ao transportar para eles historias politica e socialmente nacionais.

Referência(s)