
Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade
2018; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 26; Issue: 100 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362018002601186
ISSN1809-4465
Autores Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoResumo O presente texto constitui-se em ensaio, a partir de conferência proferida sobre o multiculturalismo, entendido como um conjunto de respostas à diversidade cultural e desafio a preconceitos, no campo educacional. Defende e desenvolve três argumentos centrais, a saber: o multiculturalismo não deve ser tratado como um adendo ao currículo ou perspectiva reduzida a projetos extracurriculares; é relevante considerar modos pelos quais a construção curricular poderia articular a perspectiva multicultural aos diferentes campos de saber e disciplinas que constituem o currículo de formação de professores; é, a partir da visão de articulação do currículo e da pesquisa, concebida pelo olhar do multiculturalismo, que acreditamos que a formação inicial e continuada de professores pode ser incrementada, em uma visão transformadora.
Referência(s)