Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O consumo indí­gena do cauim no Brasil colonial: contribuií§íµes a uma história ní£o escolar da educaí§í£o

2015; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

10.29351/rmhe.v3i6.66

ISSN

2007-7335

Autores

Maria Betânia Barbosa Albuquerque,

Tópico(s)

Indigenous Studies in Latin America

Resumo

O artigo analisa as possibilidades de uma história da educaí§í£o ní£o escolar tomando como objeto os rituais de beberagens dos í­ndios Tupinambá do Brasil colonial, grupo étnico considerado como amante das bebidas fermentadas. Metodologicamente, resulta de uma pesquisa documental, baseada em fontes históricas como Cartas Jesuí­ticas e os Relatos de Viajantes que estiveram no Brasil nos séculos xvi, xvii e xviii. As beberagens se inserem no campo epistemológico da história das práticas alimentares. Em tais ajuntamentos sociais, regados í bebida, circulava um conjunto de saberes e regras que configuravam uma pedagogia do cotidiano indí­gena fundamental na constituií§í£o da sua identidade cultural incitando-nos í ampliaí§í£o do olhar sobre o campo da história da educaí§í£o, marcadamente restrito ao í¢mbito das práticas educativas de natureza escolar ou das ideias e instituií§íµes educativas

Referência(s)