
Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento das mulheres e algumas bravas transgressoras
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.34424
ISSN2316-5251
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho aborda questões de gênero na área da Matemática, a partir da relação das mulheres com o saber matemático e sua participação na construção e propagação deste. Para isso analisou-se, através de uma regressão histórica apoiada nas obras de Muraro (1993), Tosi (1998) e outros, como se deu o processo de exclusão feminina desse meio, evidenciado através de diversos discursos e práticas recorrentes em nosso cotidiano. Logo após, reconhecendo a necessidade de evidenciar a participação e contribuição feminina ao campo da matemática, são apresentados breves relatos biográficos de mulheres matemáticas, aqui chamadas afetuosamente de bravas transgressoras. Tem por objetivo provocar discussão acerca da temática, levando o leitor a questionar-se sobre o porquê de ainda termos poucas mulheres nos ramos das ciências exatas.
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