
Educação e formação humana: impasses entre métodos, ideologias e doutrinação
2018; Volume: 20; Issue: 43 Linguagem: Português
10.22196/rp.v20i43.3981
ISSN1984-1566
AutoresIára Kamphorst, André Paulo Castanha,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoO presente estudo, fundamentado em autores clássicos do pensamento educacional e em documentos e debates atuais, procura identificar alguns momentos em que a relação métodos, ideologias ou “doutrinação” foram ocupando espaços na esfera pedagógica, e atuando diretamente na formação humana. Para isso, partimos das ideias renovadoras da pedagogia herdadas de Rousseau e Condorcet passando pelos princípios de democracia de Dewey e pelas influências dos marxistas em âmbito geral. Os embates no Brasil estão alicerçados nas proposições de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Saviani, passando pelas críticas feitas à educação atual pelo movimento da Escola Sem Partido, definido como “doutrinação ideológica”. Concluímos que a educação é um ato político, portanto, não um fazer neutro. O professor precisa ter uma formação sólida e expressar claramente suas concepções de mundo, possibilitando que os alunos construam suas próprias concepções.
Referência(s)