Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desigualdades socioespaciais e escolhas escolares

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/1984644430037

ISSN

1984-6444

Autores

Gustavo Bruno de Paula, Maria Alice Nogueira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cuja temática se inscreve na interseção das problemáticas clássicas da sociologia da educação e da sociologia urbana. Objetivando compreender se e de que maneira as desigualdades socioespaciais impactam as desigualdades escolares, analisamos o modo como determinadas características sociais e urbanas de um território estruturam as estratégias e as escolhas escolares das famílias ali residentes. Para tanto, examinamos duas sub-regiões da região do Barreiro, situada em Belo Horizonte, as quais apresentam contrastes socioeconômicos e urbanos. Partindo da noção de “geografia de oportunidades”, comparamos as estratégias e escolhas escolares efetuadas pelas famílias que vivem nessas duas áreas, procurando identificar de que maneira as características sociais do entorno constrangem ou favorecem suas preferências escolares. Os resultados indicaram um efeito da distribuição desigual das oportunidades escolares sobre as escolhas parentais, derivado das características quantitativas e qualitativas da oferta escolar local.

Referência(s)