Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Vygotsky: Um Referencial para Analisar a Aprendizagem e a Criatividade no Ensino da Física

2018; Linguagem: Português

10.28976/1984-2686rbpec201818149

ISSN

1984-2686

Autores

Roberto Gonçalves Barbosa, Irinéa de Lourdes Batista,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise das respostas de estudantes da primeira série do Ensino Médio com relação aos conhecimentos da Física, particularmente referente às Leis de Newton. A análise foi realizada por meio da elaboração de unidades de registro prévias, fundamentadas em Vygotsky, que, entre outros aspectos incluiu a dimensão criativa. Esse viés é pouco frequente nas pesquisas em Ensino de Ciências. Dentre outras inferências, observa-se que classificar os diferentes níveis de aprendizagem sob o pensamento de Vygotsky implica em descrever um processo relacionado ao domínio gradual dos signos e significados científicos ligados aos diferentes níveis de consciência que se iniciam no saber espontâneo, passando pela fase quase-reprodutora e que culmina na reprodutora e reprodutora-criativa. Além dessa condição, é possível observar que a expressão criativa dos estudantes resulta da combinação de ao menos duas funções mentais, a imaginação e o pensamento em conceitos.

Referência(s)