Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Educação superior: políticas públicas para inclusão social

2018; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

1982-8632

Autores

Maria Rita Aprile, Rosa Elisa Mirra Barone,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Resumo O estudo trata das diferentes politicas publicas de acesso ao ensino superior, propostas no Brasil, desde 1990, para os jovens das camadas populares. Foram analisadas as seguintes iniciativas do Governo Federal: Programa de Credito Educativo (CREDUC) de 1992; o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) de 1999; e o Programa Universidade para Todos (ProUni), implementado em 2005. Sao programas de financiamento e/ou concessao de bolsas, para o acesso de estudantes menos favorecidos as instituicoes de educacao superior privadas. O recente ProUni concedeu, no primeiro semestre de 2008, 106.134 bolsas, sendo 52.977 integrais e 53.157 parciais. Para o segundo semestre, foram previstas 119.529 bolsas, sendo 47.006 integrais e 72.523 parciais, o que indica a dimensao do Programa. O estudo apresentado tem o objetivo de verificar a relacao entre o publico e o privado, e o discurso oficial que considera programas, como o ProUni, uma politica de educacao inclusiva, sem considerar a qualidade do ensino oferecido pelas instituicoes aderentes. De inicio, o estudo resgata alguns aspectos relevantes da historia da educacao superior no Brasil e, em seguida, analisa as principais politicas para a educacao superior, explicitadas em um conjunto de programas levados a efeito a partir da decada de 1990. A maioria das analises aponta para as contradicoes entre o discurso oficial, subjacente as politicas publicas, e a sua concretizacao, especialmente, no que se refere a qualidade da formacao academica oferecida. Palavras-chave: Educacao superior; Inclusao social; Politicas publicas; ProUni. Abstract This present article concerns about the different public politics of University education access, proposed in Brazil, since 1990, to the popular classes’ youth. We have analyzed the following Federal Government initiatives: Educational Credit Program (CREDUC), 1992; Financing Fund of the University Education Student (FIES), 1999; University for All Program (ProUni), 2005. Both of them are financing and/or studentship concession offered the access to the private university education to the most underprivileged students. ProUni have granted, in the first semester of 2008, 106.134 studentship, being 52.977 full and 53.157 partials. To the second semester were estimated 119.529 studentship, being 47.006 full and e 72.523 partials, which indicates the Program dimension. This presented study aims to verify the relation between the public and the private, and the official speech which considers programs as ProUni, an inclusive education politic, without considering the quality of the education offered by the member institutions. First of all, it rescues some relevant aspects from the high education in Brazil, and then, analyze the main politics to the high education explained in a set of programs started from the 1990 decade. Most of the analyses indicate to the contradictions between the official discourse, underlying to the Public politics, and its completion especially in the referred to the quality of the academic formation offered. Key words: High education; Social inclusion; Public politics; ProUni.

Referência(s)