Artigo Acesso aberto

Ser criança em Pais e Filhos e Crescer: pistas para um estudo sobre a compressão no período da infância

2017; Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português

10.7213/rec.v16i39.22519

ISSN

1982-8675

Autores

Renata Tomaz,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Após três séculos de alargamento, o período que compreende a infância dá sinais de um processo de compressão, tornando o que se entende por infância moderna uma experiência mais curta. Ao tomar essa percepção como ponto de partida, a pesquisa a que este artigo está vinculado investiga as condições de possibilidade para uma diminuição no percurso que leva as crianças até a fase adulta. A partir de um quadro teórico que privilegia o paradigma da competência infantil, o trabalho objetiva compreender como a infância, enquanto narrativa da experiência da criança, está sendo construída na contemporaneidade. Com o amparo da concepção foucaultiana de subjetividade, os discursos que constituem a chamada primeira infância são analisados nas revistas Pais & Filhos e Crescer, os quais são formados no âmbito de uma produção de saberes, dentro de um regime específico de verdade, articulado ao governo de uma população infantil. Tais discursos demonstram uma perspectiva desenvolvimentista da infância, ainda carente de uma percepção da criança como ator social.

Referência(s)