Artigo Produção Nacional

Leitura Literária na Escola: a Experiência de Ler Contos de Caio Fernando Abreu

2017; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17921/2447-8733.2017v18n3p268-274

ISSN

2447-8733

Autores

Rosemar Eurico Coenga,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O propósito deste artigo foi discutir elementos relacionados com a leitura, a formação de leitores e o ensino de literatura no Ensino Médio. Para realizar esse trabalho foi efetuada uma experiência de leitura dialogada com contos de Caio Fernando Abreu, em turmas de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Cuiabá - MT, com jovens na faixa etária entre 17 e 21 anos. O resultado das oficinas literárias revelou que, a experiência vivenciada durante a prática leitora propiciou observar que a relação leitor-texto foi ampliada, especialmente, pela natureza crítica e provocativa de Caio Fernando Abreu. Palavras-chave: Leitura. Literatura. Caio Fernando Abreu. AbstractThe purpose of this article is to discuss elements related to reading, the formation of readers and the literature teaching in high school. To carryout this work, a dialogical reading experience was performed with tales by Caio Fernando Abreu, in high school classes of a school in thestate of Cuiabá - MT, with young people between the ages of 17 and 21. The result of the literary workshops revealed that the experience livedduring the reading practice, allowed to observed that the relationship reader-text was amplified, especially, by the critical and provocativenature of Caio Fernando Abreu.Keywords: Reading. Literature. Caio Fernando Abreu.

Referência(s)