Artigo Acesso aberto

Observação da Terra a partir da ISS nas salas de aula: da e-aprendizagem para a m-aprendizagem

2017; COLÉGIO PEDRO II; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33025/grgcp2.v3i5.1353

ISSN

2358-7067

Autores

Annette Ortwein, Valerie Graw, Sascha Heinemann, Tobias Henning, Johannes Schultz, Fabian Selg, Kilian Staar, Andreas Rienow,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Desde abril de 2014, quatro câmeras de vídeo estão observando a Terra a partir da Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS) como parte do experimento de Visualização da Terra em Alta Definição (High Definition Earth Viewing – HDEV). Em cooperação com a NASA, o projeto ‘O Olho de Columbus – Imagens ao Vivo da ISS nas Escolas’ (Columbus Eye – Live-Imagery from the ISS in Schools) criou um portal pedagógico para a observação da Terra a partir da ISS, incluindo um grande portfólio educacional (http://columbuseye.uni-bonn.de/). Como há, sem dúvida alguma, um uso amplamente difundido de técnicas de sensoriamento remoto e análises de processamento de imagens para fins científicos e sociais, tais como previsões meteorológicas, monitoramento ecológico, ou gestão de desastres, a necessidade de compreender os processos e técnicas subjacentes é evidente. No entanto, a aplicação de produtos destinados à observação da Terra no quotidiano das aulas é escassa e se baseia principalmente em imagens estáticas obtidas por meio de satélite. O projeto ‘O Olho de Columbus’, portanto, visa a integração sustentável da observação da Terra nas escolas. Um dos seus principais fatores de sucesso é o ambiente da e-aprendizagem (e-learning), à medida que entrelaça as metodologias de aprendizagem baseadas em computador com as tradicionais. Este artigo apresenta os materiais de aprendizagem interativa para diferentes níveis educacionais, como os do observatório de ‘O Olho de Columbus’ que fornece insights sobre fenômenos naturais e antrópicos. O observatório é composto por uma ferramenta interativa que permite aos alunos, por sua própria iniciativa, desenvolver um mapa da ocupação das terras. Avançando para módulos de aprendizagem mais complexos, a unidade de ensino “Calcular a Média a partir da ISS” mostra como temas curriculares de matemática e observação da Terra podem ser combinados. Finalmente, será explicado como o paradigma do projeto dá o próximo passo natural em direção à m-aprendizagem (m-learning) apoiada no uso de smartphone. A realidade aumentada é usada para localizar movimentos de furacão e características de pressão em um aplicativo móvel. Desta forma, a perspectiva do astronauta torna-se uma experiência tangível em aulas regulares.

Referência(s)