Artigo Produção Nacional

"Madonna, Guerreira como Cuba"

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v0i0.1070

ISSN

2238-2577

Autores

Thiago Soares, Mariana Lins Lima,

Tópico(s)

Schopenhauer and Stefan Zweig

Resumo

A partir das práticas do principal fã da cantora norte-americana Madonna em Cuba, investiga como sujeitos cubanos lidam com a presença de ícones da cultura pop anglófila na ilha. Aponta-se um conjunto de tensões sobre a presença de objetos de fãs no país socialista desvelando um modo particular de globalização que parece negociar os fluxos do capital transnacional com a singularidade do regime de Estado cubano. Demarca-se, a partir da memória do fã, um itinerário que nos leva ao programa de televisão Colorama, uma espécie de “MTV cubana”. Postula-se que o consumo cultural de artefatos de Madonna na ilha pode ser percebido como uma dinâmica de resistência, negociação e solidariedade de comunidades de fãs que se conectam através da rede social Facebook.

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