A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: Um estudo do caso Diário de Notícias e Público
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 30 Linguagem: Português
10.22409/c-legenda.v0i30.26301
ISSN1519-0617
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO escrutínio internacional tem se intensificado sobre o Brasil, principalmente pelo seu crescimento econômico, desenvolvimento social, além da escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede para dois grandes eventos mundiais – a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O objetivo deste trabalho é descobrir as imagens e representações do Brasil que foram propagadas nas produções noticiosas da mídia impressa portuguesa. Questiona-se quais são as temáticas mais utilizadas pelo Público e Diário de Notícias com relação à representação do Brasil, no período de setembro a novembro de 2012 e posteriormente em setembro de 2013. A investigação aqui realizada se trata de uma pesquisa histórico-descritiva, de método hipotético-dedutivo, com procedimento estudo de caso e abordagem de métodos mistos: qualitativa-quantitativa.
Referência(s)