Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A imagem do Brasil na mídia impressa portuguesa: Um estudo do caso Diário de Notícias e Público

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 30 Linguagem: Português

10.22409/c-legenda.v0i30.26301

ISSN

1519-0617

Autores

Bruno César Brito Viana,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O escrutínio internacional tem se intensificado sobre o Brasil, principalmente pelo seu crescimento econômico, desenvolvimento social, além da escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede para dois grandes eventos mundiais – a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O objetivo deste trabalho é descobrir as imagens e representações do Brasil que foram propagadas nas produções noticiosas da mídia impressa portuguesa. Questiona-se quais são as temáticas mais utilizadas pelo Público e Diário de Notícias com relação à representação do Brasil, no período de setembro a novembro de 2012 e posteriormente em setembro de 2013. A investigação aqui realizada se trata de uma pesquisa histórico-descritiva, de método hipotético-dedutivo, com procedimento estudo de caso e abordagem de métodos mistos: qualitativa-quantitativa.

Referência(s)