Artigo Acesso aberto Revisado por pares

METODOLOGIA DE ENSINO EM BIOQUÍMICA: USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA A ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE LECTINAS

2015; Associação Educacional e Cultural de Quixadá, Faculdade Católica Rainha do Sertão; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25190/rec.v4i1.1452

ISSN

2357-8483

Autores

Márcia Machado Marinho, Rondinelle Ribeiro Castro, Emmanuel Silva Marinho,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

<span>Na área da tecnologia, frequentemente, surgem novos mecanismos para incrementar o trabalho dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A Bioquímica é uma disciplina imprescindível para uma formação superior crítica e reflexiva de estudantes da área biológica e da saúde. Na disciplina de Bioquímica, os recursos de ensino mais utilizados são aulas expositivas e experimentações laboratoriais. Paralelamente, outras metodologias foram surgindo, como os objetos de aprendizagem em ambientes virtuais, aplicativos de modelagem molecular etc. O objetivo deste estudo foi propor a utilização de aplicativos para o ensino de Bioquímica, através da visualização de modelos moleculares, em plataforma para dispositivos móveis, utilizando como molécula de estudo, uma lectina de <em>Canavalia brasiliensis</em> (ConBr) complexada com o ácido α-amino Butírico. Para tanto, foi realizada um pesquisa exploratória no Google Play</span><sup><span>©</span></sup><span>, identificando o aplicativo </span><span>NDKmol-molecular view<sup>©</sup> com o maior número de downloads, e de elevado</span><span> grau de satisfação pelos usuários. Com relação a utilização dos aplicativos, conclui-se que estes de forma generalizada são bastante </span><span>poderosos e de fácil utilização, pois permitem facilmente o <em>download</em> de estruturas disponibilizadas nos principais repositórios, permitem a visualização nítida da estrutura quaternária de proteínas, bem como sua disposição na célula unitária, sua estrutura secundária, e ainda a localização de moléculas complexadas como a mesma, permitindo de forma democrática a manipulação tridimensional de estruturas microscópicas, em dispositivos móveis.</span>

Referência(s)