
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GESTÃO EM ENFERMAGEM
2018; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/0104-070720180001980016
ISSN1980-265X
AutoresJosé Luís Guedes dos Santos, Carla Simone Bittencourt Netto de Souza, Francis Solange Vieira Tourinho, Luciara Fabiane Sebold, Silvana Silveira Kempfer, Graciele Fernanda da Costa Linch,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoRESUMO Objetivo: analisar as estratégias didáticas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de gestão em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura na base de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, utilizando-se os seguintes descritores e palavras-chave: ensino, enfermagem, gestão, administração, gerenciamento, educação em enfermagem, organização e administração, educação a distância e gestão em saúde. A amostra foi composta por 23 publicações. Resultados: as estratégias didáticas utilizadas no ensino de gestão em enfermagem estão relacionadas, principalmente, ao método de trabalho independente e método de trabalho em grupo. Destacaram-se as estratégias que possibilitam a articulação entre teoria e prática, tais como: planejamento estratégico situacional, metodologia da problematização com o método do Arco de Maguerez, seminários, oficinas e exposições dialogadas interativas. Conclusão: o ensino de gestão em enfermagem está acompanhando as mudanças pedagógicas da educação superior na área da saúde.
Referência(s)