Atravessando o “Corredor Polonês”: Interdições e Superação nas Trajetórias das Docentes do Instituto de Matemática da UFBA
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15668/1807-8214/artemis.v20n2p6-17
ISSN2316-5251
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA criacao do Instituto de Matematica e Fisica da Universidade da Bahia (IMF) se deveu fundamentalmente a articulacao de duas jovens mulheres que resolveram modernizar o ensino de matematica no Estado da Bahia: Arlete Cerqueira Lima e Martha Maria de Souza Dantas, que provocaram fraturas de genero nas estruturas petrifi cadas do ensino matematico baiano criando um Instituto que, de modo inusitado, manteve de 1960 a meados de 2002 um corpo docente marcadamente feminino. Este artigo relata e analisa as trajetorias de algumas dessas mulheres pioneiras que consolidaram a obra de Arlete e Martha, destacando seus relatos quanto a educacao familiar que receberam, fundamentada em estereotipos de genero quanto a educacao das mulheres, a “vocacao” para a Matematica e os aspectos de suas carreiras academicas construidas entre o ensino e a pesquisa.
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