
Gênero e sexualidade: diálogos e inquietações com/da/na educação básica
2018; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 4; Linguagem: Português
10.23899/relacult.v4i4.841
ISSN2525-7870
AutoresNola Patrícia Gamalho, Sara Epitácio, Gladis Kunz Rosa, Ewerton da Silva Ferreira,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoO presente artigo tem por objetivo problematizar as discussões sobre currículo, gênero e sexualidades. Parte-se das atividades do projeto de extensão: "Construções e desconstruções do gênero e sexualidade no currículo: tecendo perspectivas para uma educação multicultural", realizado pela Universidade Federal do Pampa - (UNIPAMPA), campus São Borja, juntamente com as escolas da rede de Educação Básica do município. O desenvolvimento dessas atividades, ocorridas no formato de palestras, rodas de debate e atividades práticas, foram fundamentais para propiciar espaços de diálogo. No município em questão predominam historicamente latifúndios voltados para a pecuária e monoculturas, o que implicou em uma estrutura social fortemente assentada no patriarcado e, desta forma, com ramificações nas organizações sociais, políticas, imaginários e representacionais. Portanto, o objetivo de dialogar e desconstruir imaginários de gênero e sexualidade, além de ser um desafio, é uma necessidade emergente. Assim, o texto discorre sobre o contexto espacial e histórico do município; desenvolve uma discussão conceitual sobre gênero, sexualidade e currículo. Por fim, a partir da análise das atividades desenvolvidas, são tecidas reflexões sobre a identidade docente e práticas pedagógicas. Gênero, sexualidade e educação são temas intrincados e em disputa. Assim, as reflexões aqui expostas inserem-se na luta política e social para a constituição de sociedades que aprendam com as diferenças e diversidades.
Referência(s)