
Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
2018; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 45; Issue: 49 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138493
ISSN2316-7114
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO drama realista Um céu de estrelas (1996), de Tata Amaral, é analisado a partir da estruturação do seu relato, com especial atenção a aspectos de montagem, cenário e movimentação. A análise fílmica propõe-se a operar a leitura do curta-metragem Mooca, São Paulo (1996), de Francisco César Filho, sequência inicial do primeiro. Este artigo investiga como o conjunto estabeleceu a construção dos corpos numa condição que os faz oscilar entre repouso e explosão, erotismo e abjeção, espaço público e privado, naturalismo dramático e distanciamento crítico. Aponta-se, assim, a contribuição desses materiais ao contraditório realismo contemporâneo do final do século XX no cinema brasileiro.
Referência(s)