
Aprendendo sobre o erro experimental através do lançamento de projéteis
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.35819/scientiatec.v4i3.2149
ISSN2318-9584
AutoresM. M. Machado, Bianca Peixoto Gottfried, Marcos Vinícius de Moraes Soares,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoApresentam-se os resultados obtidos com o projeto de ensino “Aprendendo Sobre o Erro na Ciência Através do Lançamento de Projéteis Com Uma Catapulta”. O citado projeto foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2016, no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, com alunos do curso técnico em Informática. Nele, foi colocada em prática a interdisciplinaridade entre Matemática, História e Física, apresentando aos participantes a influência do erro experimental em um resultado final, e o que fazer para diminuir essa influência. Os estudos envolveram a construção de três catapultas, financiadas pelos autores, com as quais aproximadamente 60 alunos, divididos em 6 grupos, realizaram atividades de movimento de projéteis, objetivando o cálculo do alcance de um projétil. Os resultados obtidos pelos grupos foram muito satisfatórios, principalmente na comparação entre os dados obtidos experimentalmente com os previstos do ponto de vista teórico. Os participantes também foram motivados a encontrar erros que interferissem nos lançamentos, e propor ideias para melhorias em cada situação, além de receber um aprendizado histórico sobre as contribuições da Física para a tecnologia bélica.
Referência(s)