A comunicação na avaliação de desempenho docente no ensino superior DOI: 10.5585/EccoS.v4i1.296
2008; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/eccos.n1.296
ISSN1983-9278
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste texto pretende discutir o papel da comunicacao nos processos avaliativos, defendendo a ideia de que e necessario um modus comunicandi adequado para que nao se comprometa a eficacia da pratica avaliativa. Mostra-se que a trajetoria historica do conceito de avaliacao alterou nao so o foco do processo, mas, principalmente, a orientacao do seu contexto comunicativo. O eixo desta reflexao concentra-se nos pre-requisitos necessarios para que ocorra um feedback adequado dos resultados da avaliacao de desempenho docente, entendido como rol de informacoes concretas fornecidas aos professores que compreendam recomendacoes para melhor ias futuras, possibilitando que ele possa funcionar como ferramenta util aos processos de mudanca. Este ecossistema comunicativo pode estar voltado para a cooperacao, buscando o desenvolvimento, ou para o controle de pessoas e sistemas. Estes paradigmas alternam-se, misturam-se, dependendo da opcao de fundo politico, filosofico e estrutural do corpo institucional. Acreditamos que a analise e a discussao das interacoes comunicativas nao podem ser afastadas das metanarrativas da avaliacao em todas as suas dimensoes, ja que elas podem comprometer o sucesso e a credibilidade dos programas avaliativos que exigem sempre negociacao de significados, ressignificacoes constantes, dialogo e compreensao. Somente assim seus atores podem exercitar o gesto avaliativo de forma tecnica, sem se afastarem, entretanto, das necessarias dimensoes etica e estetica.
Referência(s)