Artigo Revisado por pares

A comunicação na avaliação de desempenho docente no ensino superior DOI: 10.5585/EccoS.v4i1.296

2008; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n1.296

ISSN

1983-9278

Autores

Nádia Conceição Lauriti,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este texto pretende discutir o papel da comunicacao nos processos avaliativos, defendendo a ideia de que e necessario um modus comunicandi adequado para que nao se comprometa a eficacia da pratica avaliativa. Mostra-se que a trajetoria historica do conceito de avaliacao alterou nao so o foco do processo, mas, principalmente, a orientacao do seu contexto comunicativo. O eixo desta reflexao concentra-se nos pre-requisitos necessarios para que ocorra um feedback adequado dos resultados da avaliacao de desempenho docente, entendido como rol de informacoes concretas fornecidas aos professores que compreendam recomendacoes para melhor ias futuras, possibilitando que ele possa funcionar como ferramenta util aos processos de mudanca. Este ecossistema comunicativo pode estar voltado para a cooperacao, buscando o desenvolvimento, ou para o controle de pessoas e sistemas. Estes paradigmas alternam-se, misturam-se, dependendo da opcao de fundo politico, filosofico e estrutural do corpo institucional. Acreditamos que a analise e a discussao das interacoes comunicativas nao podem ser afastadas das metanarrativas da avaliacao em todas as suas dimensoes, ja que elas podem comprometer o sucesso e a credibilidade dos programas avaliativos que exigem sempre negociacao de significados, ressignificacoes constantes, dialogo e compreensao. Somente assim seus atores podem exercitar o gesto avaliativo de forma tecnica, sem se afastarem, entretanto, das necessarias dimensoes etica e estetica.

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