
O ensino agrícola no Rio Grande do Norte (1908-1930)
2018; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17648/rsd-v7i1.97
ISSN2525-3409
AutoresMarcelly Kathleen Pereira Lucas, Olívia Morais de Medeiros Neta,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste trabalho tem como objetivo compreender as ações do Estado do Rio Grande do Norte referentes ao ensino agrícola nos anos de 1908 a 1930. Para isso, iniciamos o processo de mapeamento e análise documental das mensagens dos governadores do Rio Grande do Norte, as quais constituem-se como fontes à esta investigação. O recorte temporal justifica-se pela reforma da instrução primária que reorganizou o ensino no Estado, em 1908, e o momento de mudanças políticas a partir da década de 1930, bem como pela lacuna presente na documentação referente aos anos posteriores à década de 1930 acerca do ensino agrícola. Nessa perspectiva, buscamos responder às seguintes questões: Quais as características do ensino profissional na Primeira República no Rio Grande do Norte? Quais as ações do Estado para o desenvolvimento do ensino agrícola? O que era necessário para criar uma escola agrícola? O referencial teórico baseia-se na concepção de educação profissional conforme Manfredi (2003) e na dimensão da história política de acordo com René Remond (2003). Os resultados encontrados nos permitem perceber o processo de criação das escolas agrícolas e campos de demonstração, bem como os processos de análise e determinação da necessidade de criação desses estabelecimentos no Estado, a preparação e a aparelhagem exigidas ao funcionamento como aquisição de materiais, fazendas e recursos humanos especializados para a execução e funcionamento dos estabelecimentos de ensino.
Referência(s)