
O Mercado de Música Digital: um estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiro
2014; Álvares Penteado School of Commerce Foundation; Volume: 16; Issue: 53 Linguagem: Português
10.7819/rbgn.v16i52.1487
ISSN1983-0807
AutoresJoão Martins, Luiz Antônio Slongo,
Tópico(s)Finance, Markets, and Regulation
ResumoRESUMO A convergencia entre tecnologia, Internet e musica resultou em grandes desafios para a industria fonografica mundial. Apesar do crescimento no volume de receitas de musica digital, a industria fonografica vem diminuindo significativamente nos ultimos anos. Para atrair novos clientes e competir com outras formas de aquisicao de musica na rede, as gravadoras e os provedores de servicos de musica on-line precisam descobrir quem sao e como se comportam seus clientes em potencial. O objetivo deste trabalho foi explorar e descrever caracteristicas e comportamentos de usuarios de musica digital, bem como daquelas pessoas que querem pagar, ou que nao querem utilizar tal servico, a fim de entender, de forma mais ampla e segura, o contexto desse mercado. Por meio de tecnicas estatisticas, foi possivel descrever o perfil de usuarios, nao usuarios e pessoas com intencao de pagar pela musica digital. Essas foram as principais descobertas deste estudo: 1) 88% da amostra de internautas brasileiros sao usuarios de musica digital; 2) seu perfil esta significativamente relacionado com o perfil de uso da Internet (redes sociais e entretenimento); 3) os nao usuarios deixam de utilizar musica digital principalmente pela falta de conhecimento de como faze-lo; 4) 66,4% das pessoas tem intencao de pagar pela musica digital; 5) compartilham uma caracteristica: compram com frequencia pela Internet; 6) pessoas com intencao de pagar pela musica digital percebem a diferenca entre musica legal e ilegal, alem de atribuir baixo grau de importância para a Internet. Espera-se que este estudo promova acoes de marketing eficientes, orientadas para o cliente.
Referência(s)