
Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 56; Issue: 47 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2018v56n47id14000
ISSN1981-1802
AutoresMarília Costa Morosini, Marilene Gabriel Dalla Corte,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO artigo analisa a internacionalização da educação superior no Brasil, visando estabelecer inter-relações com o contexto da produção do conhecimento e contextos emergentes. Utilizaram-se os princípios de estado de conhecimento para delinear as principais tendências da internacionalização, a partir do que sinalizam teses e dissertações disponíveis no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Nos trabalhos analisados, encontraram-se: os principais elementos que constituem a internacionalização da educação superior na perspectiva da expansão são: a formação de redes de pesquisa, cooperação internacional, mobilidade acadêmica e estratégias institucionais; a internacionalização da educação superior está intimamente relacionada ao fenômeno globalização; a mobilidade acadêmica contribui para o reconhecimento e a compreensão de elementos interculturais, fluxos migratórios e canais de comunicação e produção conjunta e qualificada entre países; no global sul, há forte concepção de integração regional e no global norte há priorização da internacionalização com fins econômicos.
Referência(s)