
PROCESSOS AFETIVOS NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR
2018; Associação Educacional e Cultural de Quixadá, Faculdade Católica Rainha do Sertão; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25190/rec.v6i1.2071
ISSN2357-8483
AutoresAna Beatriz Almeida Sampaio, Hávila Raquel do Nascimento Gomes Brito, Cândida Maria Farias Câmara, Elane Maria de Castro Coutinho, Jeimes Mazza Correia Lima,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEste estudo teve como objetivo verificar como os psicólogos da área educacional abordam a afetividade na relação professor-aluno. Para alcançar o respectivo objetivo, foram realizadas entrevistas com três psicólogos escolares atuantes em escolas particulares de Quixeramobim, Quixadá e Fortaleza. Os nomes de Wallon e Vigotsky foram de extrema relevância para nortear a análise qualitativa dos dados. A pesquisa pretende contribuir com o aprimoramento do papel do psicólogo escolar por meio das concepções dos psicólogos entrevistados sobre os fenômenos afetivos na mediação pedagógica. A análise de conteúdo categorial nos informou resultados que confirmaram a importância da prática do psicólogo como intermediário das relações afetivas professor-aluno. Os resultados alcançados foram distribuídos em cinco categorias:(a) A visão da afetividade,(b) O trabalho em equipe, (c) Estratégias interventivas na relação professor-aluno, (d) Desafios e resistências e (e) A implicação afetiva do psicólogo. A partir destes concluí-se que é essencial o papel do psicólogo como mediador das relações existentes na escola.
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