Artigo Acesso aberto

As Suítes do Descobrimento do Brasil de Villa-Lobos e a trilha musical do filme de Humberto Mauro: bricolagem e sequencialidade na construção da narrativa audiovisual

2018; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20504/opus2018a2404

ISSN

1517-7017

Autores

Tatyana de Alencar Jacques,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

Neste artigo busco compreender os procedimentos de Villa-Lobos e Humberto Mauro na construção da trilha sonora do filme Descobrimento do Brasil (1937). Fundamentada na pesquisa em arquivos e na comparação entre a descrição deixada por Villa-Lobos, as partituras das Suítes e a música que está no filme, a hipótese aqui sustentada é de que, ao contrário da informação compartilhada nos meios musicais e intelectuais, as suítes intituladas Descobrimento do Brasil não foram compostas para o filme de Mauro. Defendo que as Suítes são obras posteriores, resultantes de um longo processo de retomada e reelaboração de temas e ideias, no qual reverbera o trabalho do compositor no filme. Em seguida, com o objetivo de compreender a poética constituinte do filme, a concepção e a criação de sua trilha são contextualizadas em um momento pouco posterior ao advento do cinema sonoro, quando códigos e poéticas audiovisuais estavam sendo amplamente discutidos e emergem diferentes possibilidades de construção de narrativas imagético-sonoras. Concluo que a música é empregada no filme, sobretudo, na constituição de sequências narrativas e aponto como o procedimento articulado por Mauro na construção da trilha do filme relaciona-se intimamente à própria dinâmica de bricolagem característica do processo de criação de Villa-Lobos.

Referência(s)