
Antropofagia e hibridismo no teatro de animação brasileiro
2018; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 7 Linguagem: Português
10.5965/2595034701072010058
ISSN2595-0347
AutoresFábio Henrique Nunes Medeiros,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste texto objetiva apontar características antropofágicas e híbridas (referenciadas em conceitos de Oswald de Andrade e Nestor Garcia Canclini) presentes no trabalho de quatro grupos brasileiros de teatro de animação. São analisados espetáculos cujas estréias aconteceram nos últimos dez anos: Filme Noir (2004), Cia. Pequod – RJ; Pinocchio (2006) Giramundo – MG; Babau ou a Vida Desembestada do Homem que Tentou Engabelar a Morte (2006) Mão Molenga – PE; e A Salamanca do Jarau (2007),Cia. Teatro Lumbra - RS. O estudo destaca como as idéias de hibridação e antropofagia, recorrentes nestes espetáculos, são trabalhadas de diferentes maneiras nas referidas encenações evidenciando a multiplicidade de procedimentos presentes nos mesmos.Palavras-chave: Antropofagia; hibridismo; teatro de animação brasileiro.
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