A importância dos recursos humanos nos processos de ainformatização e a lógica competência: o estudo de caso do Call Center RGE - Rio Grande Energia

2003; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2357-8610

Autores

Paulo Henrique Possas,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Uma nova proposta na discussao do relacionamento social entre empresas e trabalhadores e a logica competencia, que valoriza caracteristicas dos trabalhadores, tais como as competencias tecnicas, de servico, de processo e sociais. Este trabalho tem por objetivo relacionar dois conceitos teoricos: o da logica competencia e o da compreensao humana da informatizacao, em uma area inserida no contexto mutante de tecnologia. Foi escolhido, como estudo de caso, um Call Center e foi realizada a analise da coerencia das politicas de recursos humanos adotadas e o processo de informatizacao. Palavras-chave: Competencia; informatizacao; automatizacao; call center. Abstract The new proposal for the social relation between enterprises and workers is the Competence Logic. It means the developed competence for organizations, in other words, technical competence of services, process and socials. The paper analyses two theoretical concepts: the Competence Logic and Human Comprehension of Computerization into Call Center area. It represents many opportunities and challenges for organizations providing insights about relation between labor and information. Key words: Competence logic; technology impact; call center; human resource.

Referência(s)