Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DE ONDE VEM OS DESENHOS NA CIDADE? EU, O FOTOLOG E OS MONSTROS DENTUÇOS

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.15210/pixo.v2i4.13048

ISSN

2526-7310

Autores

José Luis Nuevo Abalos,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada no acompanhamento etnográfico com três grafiteiros de primeira e segunda geração que têm como espaço de intervenção a localidade de Porto Alegre/RS. Primeiramente procuro demonstrar como os processos de globalização de tecnologias digitais influenciaram o modo de produção da street art na cidade, mas também como elas foram adaptadas e agenciadas por estes grafiteiros. A etnografia tem muito a contribuir com os estudos de cibercultura quando mostra a versão particular, cotidiana e como está sendo apropriada. Refletindo sobre questões como a “pixelização” e a “artificação” da arte urbana trago a plataforma digital do Fotolog como um elemento importante nas memórias das intervenções artísticas na capital gaúcha. Concluo que a ideia de construção de um trabalho autoral pode ser a chave de entendimento de um saber fazer localizado. Os “monstros dentuços” de Celo Pax refletem um entendimento de como artistas urbanos se apropriam e reinventam designações globalizantes.Palavras-chave: grafite, cibercultura, globalização, cidade, internet.

Referência(s)