A audiência convergida do telejornalismo nas Redes Sociais
2017; Volume: 15; Issue: 37 Linguagem: Português
10.7213/rec.v15i37.22458
ISSN1982-8675
AutoresPaulo Eduardo Silva Lins Cajazeira,
Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoCom a ampliação do espaço televisivo e a sua inserção no mundo virtual, as conversas e os assuntos expandiram-se para outros lugares e tempos com dinâmicas diferentes de funcio-namento. O público de TV incorpora-se aos novos formatos jornalísticos nas Redes Sociais e na Web, ao querer participar dos espaços de discus-são da audiência das grandes corpora-ções de informação e comunicação. As páginas (fanpages) nas Redes Sociais Online torna-ram-se um dos novos espaços de legitimação, para os quais os telejornais e outros progra-mas migraram, a fim de inserirem-se no ambiente de conversação do público na Era Digital. Este estudo procura compreender os processos comunicacionais de convergência digital da audiência de TV no Facebook, que geram novas formas de participação no telejor-nalismo. A relação comunicacional entre os atores telejornal, fanpage e público é o mote desta investigação.
Referência(s)