Artigo Produção Nacional

Considerações Sobre o Filme “Capitão América - O Primeiro Vingador” (2011) e suas Possibilidades para o Ensino de História

2018; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17921/2447-8733.2018v19n1p36-43

ISSN

2447-8733

Autores

Giovana Maria Carvalho Martins, Rebecca Carolline Moraes da Silva, Raquel De Medeiros Deliberador,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo problematiza a história do personagem Capitão América, originário dos quadrinhos, que ganhou uma adaptação fílmica no ano de 2011, intitulada “Capitão América – O Primeiro Vingador”. Considera-se o contexto histórico de sua criação e os contextos dos diferentes momentos em que reapareceu, analisando questões históricas representadas no flme. Objetiva-se discorrer sobre as relações entre História e cinema e seu uso no ensino de História. A partir dessas considerações e do entendimento do cinema como portador de um discurso, que pode proporcionar uma aprendizagem histórica, abordam-se possíveis maneiras de como os espectadores podem ser influenciados pelos valores e conhecimentos históricos, que o flme tenta transmitir e a importância do uso do cinema no ensino de História como mediador cultural. A metodologia do trabalho se baseia em revisão bibliográfca e análise historiográfca pautadas nas considerações de Ferro (2010) e Rosenstone (2010), que versam sobre a relação entre cinema e história. São utilizados os trabalhos de Souza (2002), Duarte (2009) e Napolitano (2009) sobre o uso do cinema nas salas de aula, pensando no ensino de História, e de Siman (2004) sobre os mediadores culturais. O resultado deste artigo é sua contribuição para a análise da relação do Cinema com a História, dos recursos fílmicos como fontes para o ensino de História, bem como a abordagem da personagem em seu contexto histórico. Conclui-se que o cinema é um difusor de conhecimentos e representações históricas, que devem ser pensadas e trabalhadas, pelos professores, como fontes históricas em sala de aula.Palavras-chave: Ficção Histórica. Cultura Histórica. Cinema e História.AbstractThis article problematizes the story of the character Captain America, originally from comic books that was adapted into a movie in 2011, entitled “Captain America – The First Avenger”. It was considered the historical context in which this character was created and the contexts of different moments when he reappeared, analyzing historical questions shown in the movie. The objective is to talk about the relationships between History and cinema and its use in History teaching. From these considerations and the understanding of cinema as a bearer of a speech able to provide historical learning, some feasible manners were approached in which spectators can be influenced by values and historical backgrounds that the movie tries to express and the importance of using movies in History teaching as cultural mediator. The methodology of this work is based on bibliographical review and historiographical analysis guided by considerations of Ferro (2010) andRosenstone (2010), both discussing the relationship between cinema and history. We also mention works of Souza (2002), Duarte (2009) and Napolitano (2009) about the use of movies inside the classroom, thinking about History teaching and Siman (2004) about cultural mediators. The result of this article is its contribution for the analysis of the associations between Cinema and History, of the flm features as sources for History teaching, as well as the character’s approach in its historical context. It is concluded that cinema is a broadcaster of knowledge and historical representations that must be thought and worked by the teachers as sources inside the classroom.Keywords: Historical Fiction. Historical Culture. Cinema and History.

Referência(s)