Artigo Produção Nacional

Cinema de ocupação – uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife

2018; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 23 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Pedro Severien,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O presente trabalho produz uma cartografia da producao audiovisual con- temporanea engajada na luta pelo direito a cidade no Recife. A partir da analise de um corpus de mais de 80 trabalhos realizados na ultima decada, observam-se linhas de forca que atravessam os filmes, assim como a relacao entre a mobilizacao social, as relacoes de poder e as subjetividades inseridas na producao de cidade, notadamente o surgimento do Movimento Ocupe Estelita e suas estrategias de intervencao midiatica. Tambem ganham foco o espaco da autoria como um campo de formulacao coletiva de sujeitos historicos e politicos, a performatividade dos corpos que empunham cameras participativamente diante de acontecimentos desse embate pela democratizacao do planejamento urbano, e uma disposicao para o uso militante do cinema na elaboracao de narrativas de engajamento, leituras do real e producao de memoria. Metodologicamente esta investigacao se volta para os filmes nao apenas como objetos isolados em seus aspectos esteticos e narrativos, mas como gestos de acoes colaborativas em circuitos de producao, circulacao, adesao, critica e mobilizacao, tanto nas redes digitais quanto em espacos presenciais, a exemplo das ocupacoes urbanas. Para empreender essa articulacao entre os processos comunicacionais e as acoes estetico-politicas como gestos, mobilizo os conceitos de antropologia politica das imagens (Didi-Huberman), multidao (Hardt & Negri), performatividade da assembleia (Butler), cinema de intervencao social (Brenez) e direito a cidade (Harvey), entre outros, com o objetivo de sustentar a nocao de cinema de ocupacao .

Referência(s)