
O ENSINO DOS JOGOS COOPERATIVOS E A INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE JEAN PIAGET
2018; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36311/1984-1655.2017.v9n2.05.p89
ISSN1984-1655
AutoresGiseli Sikora, Antonio Augusto Venetzi PACHECO, Gislaine Cristina Vagetti, Valdomiro de Oliveira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA prática dos jogos cooperativos proporciona aos participantes um ambiente de múltiplas possibilidades e constitui-se como um recurso propício à educação inclusiva. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo, de cunho bibliográfico e documental, é refletir acerca do potencial contributivo dos jogos cooperativos, diante da proposta de inclusão escolar, tendo como base a teoria da Epistemologia Genética. Os jogos cooperativos apresentam elementos que são consonantes com a teoria de Jean Piaget e que contribuem para processo de inclusão e socialização de alunos com necessidades educativas especiais, atreladas ou não à deficiência, em âmbito escolar regular. No primeiro momento, são abordados os aspectos relativos à definição e estrutura dos jogos cooperativos; em seguida, discorre-se sobre a visão piagetiana acerca do conceito de cooperação; por último, são elencadas, com base nos pressupostos de Piaget, as possíveis contribuições dos jogos cooperativos para a educação inclusiva. Os resultados do estudo mostram que os princípios dos jogos cooperativos buscam o vivenciar de experiências interativas e favorecem o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motores, sociais e afetivos dos participantes. Outrossim, a aproximação desses princípios com os contributos teóricos de Piaget, reforça ainda mais a necessidade da utilização de dinâmicas cooperativas como estratégia de práticas inclusivas em âmbito escolar.
Referência(s)