Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROPOSTA DE PLANO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM CEARÁ

2018; Associação Educacional e Cultural de Quixadá, Faculdade Católica Rainha do Sertão; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25190/rec.v6i1.2052

ISSN

2357-8483

Autores

Mariana Pereira Silva, Júlio César Cavalcante Bezerra, Maria Dias Cavalcante Vieira, Leonardo Rocha Moreira, Maria de Lourdes da Silva Neta,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O artigo em questão foi elaborado abordando o uso da tecnologia na sala de aula, baseando-se nas habilidades definidas no documento de referências de formação em computação para educação básica da Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Este trabalho teve como objetivo a criação de um plano de educação tecnológica para educação básica, capaz de auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades computacionais, adquiridas no desenvolvimento de atividades de informática, matemática e inglês usando ferramentas digitais. A pesquisa aconteceu em uma escola de ensino fundamental no município de Boa Viagem. Durante a pesquisa foi ofertado curso de informática em horário extracurricular quando abordou-se desde conceitos de computação, incluindo manutenção de computadores, segurança da informação e programação. Em paralelo trabalhou-se com os professores o uso de ferramentas como Khan Academy e Duolingo. Conclui-se que ao utilizar o computador nas aulas de matemática e inglês, os alunos demonstraram forte interesse em realizar as atividades, mantendo o foco e melhor assimilação dos conteúdos. Com a pesquisa bibliográfica e a experiência na escola, foi possível perceber as vantagens em incluir no currículo escolar, disciplinas ou componentes que contribuam com o desenvolvimento de competências digitais, mas ainda há um grande caminho a ser percorrido no que se refere a infraestrutura e formação de professores.

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