Artigo Produção Nacional

O papel do preceptor na formação do residente em Medicina Veterinária na Vigilância em Saúde: desafios e propostas

2017; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2596-1306

Autores

A. M. Alcântara, J. O. Nascimento, Stephanie Moura Barbosa, Daniel Friguglietti Brandespim,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A insercao do residente em Medicina Veterinaria na Vigilância em Saude (VS) traz desafios a serem superados com propostas pedagogicas em construcao continua para uma maior interdisciplinaridade entre esse profissional e a saude publica. Este trabalho analisou o processo de ensino- -aprendizagem do residente em Medicina Veterinaria na area de Vigilância em Saude por meio da percepcao dos preceptores sobre seu papel na formacao dos residentes, visto a ausencia de relatos na literatura cientifica sobre o tema em questao. Por meio de uma pesquisa descritiva, foram aplicados questionarios com perguntas abertas e fechadas a sete preceptores do servico de Vigilância em Saude do municipio de Jaboatao dos Guararapes, estado de Pernambuco, Brasil. Um total de nove residentes vivenciaram o servico de saude divididos em tres grupos de tres residentes cada durante um periodo de dois meses, sendo distribuidos nas areas de vigilância ambiental, epidemiologica e sanitaria. Entre os sete preceptores entrevistados, quatro acreditavam que sua funcao era estimular o residente a atuar na sua area e contribuir para sua formacao; dois defenderam a inovacao de metodologias no cotidiano de trabalho como principal papel de preceptoria; e um concordou com os itens mencionados somados ao aprimoramento do seu local de trabalho. Em relacao aos aspectos negativos, dois relataram nao ter ocorrido problemas; outros dois tiveram dificuldade em inserir os residentes nas acoes desenvolvidas; enquanto um discorreu sobre a falta de conhecimento tecnico do residente em saude publica e espaco insuficiente das instalacoes. No aspecto relacionamento interpessoal e maior tempo de permanencia dos residentes no servico, quatro preceptores referiram a melhoraria da relacao entre preceptor e residente; tres citaram o cronograma de atividades melhor estabelecido; e dois, a capacitacao dos profissionais de saude e melhor recepcao e orientacao dos residentes. Quando questionados sobre as atividades que os residentes poderiam desenvolver na area de saude publica, os preceptores relataram que se encaixariam na identificacao, no controle e na prevencao de zoonoses, no Nucleo de Apoio a Saude da Familia (NASF), alem de contribuir para uma concepcao melhor em politicas de saude coletiva. Tendo em vista que a relacao entre preceptor e residente e um importante instrumento para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, os preceptores devem estar bem qualificados e treinados para favorecer o elo com o residente, inserindo-os nas atividades desenvolvidas e desenvolvendo o senso critico do medico-veterinario em varias acoes do âmbito da saude publica.

Referência(s)