
O papel do preceptor na formação do residente em Medicina Veterinária na Vigilância em Saúde: desafios e propostas
2017; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2596-1306
AutoresA. M. Alcântara, J. O. Nascimento, Stephanie Moura Barbosa, Daniel Friguglietti Brandespim,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA insercao do residente em Medicina Veterinaria na Vigilância em Saude (VS) traz desafios a serem superados com propostas pedagogicas em construcao continua para uma maior interdisciplinaridade entre esse profissional e a saude publica. Este trabalho analisou o processo de ensino- -aprendizagem do residente em Medicina Veterinaria na area de Vigilância em Saude por meio da percepcao dos preceptores sobre seu papel na formacao dos residentes, visto a ausencia de relatos na literatura cientifica sobre o tema em questao. Por meio de uma pesquisa descritiva, foram aplicados questionarios com perguntas abertas e fechadas a sete preceptores do servico de Vigilância em Saude do municipio de Jaboatao dos Guararapes, estado de Pernambuco, Brasil. Um total de nove residentes vivenciaram o servico de saude divididos em tres grupos de tres residentes cada durante um periodo de dois meses, sendo distribuidos nas areas de vigilância ambiental, epidemiologica e sanitaria. Entre os sete preceptores entrevistados, quatro acreditavam que sua funcao era estimular o residente a atuar na sua area e contribuir para sua formacao; dois defenderam a inovacao de metodologias no cotidiano de trabalho como principal papel de preceptoria; e um concordou com os itens mencionados somados ao aprimoramento do seu local de trabalho. Em relacao aos aspectos negativos, dois relataram nao ter ocorrido problemas; outros dois tiveram dificuldade em inserir os residentes nas acoes desenvolvidas; enquanto um discorreu sobre a falta de conhecimento tecnico do residente em saude publica e espaco insuficiente das instalacoes. No aspecto relacionamento interpessoal e maior tempo de permanencia dos residentes no servico, quatro preceptores referiram a melhoraria da relacao entre preceptor e residente; tres citaram o cronograma de atividades melhor estabelecido; e dois, a capacitacao dos profissionais de saude e melhor recepcao e orientacao dos residentes. Quando questionados sobre as atividades que os residentes poderiam desenvolver na area de saude publica, os preceptores relataram que se encaixariam na identificacao, no controle e na prevencao de zoonoses, no Nucleo de Apoio a Saude da Familia (NASF), alem de contribuir para uma concepcao melhor em politicas de saude coletiva. Tendo em vista que a relacao entre preceptor e residente e um importante instrumento para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, os preceptores devem estar bem qualificados e treinados para favorecer o elo com o residente, inserindo-os nas atividades desenvolvidas e desenvolvendo o senso critico do medico-veterinario em varias acoes do âmbito da saude publica.
Referência(s)